ENCONTRO DE GESTORES

5° Encontro de Gestores do Comando-Geral do Pessoal

Entre os dias 19/09 e 22/09, 120 militares de diversas organizações se reuniram para discutir a gestão de recursos humanos
Publicada em: 25/09/2023 17:06
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea, por Tenente Eniele Santos
Edição: Agência Força Aérea

Gestores do Comando-Geral do Pessoal (COMGEP) da Força Aérea Brasileira (FAB) se reuniram com o objetivo de alinhar conhecimentos e experiências estratégicas para aprimorar a gestão de pessoal na Instituição. Em sua quinta edição, o encontro é realizado uma vez por ano e, em 2023, ocorreu no Centro de Instrução e Adaptação da Aeronáutica (CIAAR), localizado em Lagoa Santa (MG), reunindo cerca de 120 militares de diversas organizações militares de todo o Brasil.

O Comandante do COMGEP, Tenente-Brigadeiro do Ar Ricardo Reis Tavares, destacou a importância de se realizar eventos dessa natureza, principalmente pela troca de experiência e alinhamento com as diretrizes do Comando da Aeronáutica. “É uma forma de averiguarmos como andam nossas diretrizes e, a partir desse momento, avaliarmos os nossos resultados e nos orientarmos de acordo com o que deve ser cumprido e como deve ser cumprido, baseado nas ações de Força Aérea. Para isso, diversas reuniões gerais e em grupos menores foram realizadas para que pudéssemos obter informações que, posteriormente, foram debatidas em auditório”, explicou.

O evento teve como foco principal a discussão sobre recursos humanos e gestão nas organizações militares, além de explorar estratégias para o incremento na área de saúde dentro das instituições militares. Assim, o papel da Diretoria de Saúde (DIRSA) foi evidenciado. O Diretor da DIRSA, Major-Brigadeiro Médico Cloer Vescia Alves ressaltou que a Organização tem um papel de protagonismo, uma vez que são mais de 292 mil vidas pertencentes ao Sistema de Saúde da Aeronáutica (SISAU).

“Esse encontro é uma oportunidade ímpar para que não apenas os profissionais de saúde, mas os demais possam interagir com a área, em prol da melhoria contínua, o que no SISAU é fundamental pela possibilidade de inovação e incremento”, comentou.

A atividade de ensino também fez parte dos debates, salientando a importância das atividades acadêmicas na formação dos militares da Força Aérea. Assim, segundo o Diretor de Ensino da Aeronáutica, Major - Brigadeiro do Ar Sérgio Rodrigues Pereira Bastos Junior, a reunião foi muito proveitosa, pois foi possível rever as diretrizes de Comando do COMGEP e o andamento das tarefas e das ações relacionadas à modernização do ensino. “A integração e as boas práticas com todas as diretorias fez com que a missão fosse concluída com eficiência”, afirmou.

Outra pauta relevante diz respeito à criação dos Serviços de Recrutamento e Preparo de Pessoal da Aeronáutica (SEREP), uma vez que 34 mil militares são formados, por ano, nestas organizações. Dessa forma, o Diretor de Administração do Pessoal, Major-Brigadeiro do Ar Luiz Guilherme da Silva Magarão, falou sobre a essencialidade do evento não apenas pela fundamental troca de experiências, mas pela oportunidade de ter os ‘SEREPs’ participando, uma vez que pode-se discutir vários aspectos referentes ao serviço militar, principalmente os referentes à formação dos militares temporários.

A presença do Comandante da Aeronáutica: “Missão é capital. Humanos são inegociáveis!”

O Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno esteve presente no encerramento do Encontro de Gestores do COMGEP e, ministrou palestra acerca dos assuntos apresentados, destacando a importância da gestão eficaz dos recursos humanos para o sucesso das operações da FAB.

Durante sua apresentação, o Tenente-Brigadeiro Damasceno destacou a relevância de se manter um corpo de pessoal altamente qualificado e motivado. Ele enfatizou a necessidade de investir em treinamento contínuo, aprimoramento profissional e promoção de um ambiente de trabalho saudável e inclusivo. "Nossos recursos humanos são a espinha dorsal de nossa força aérea. Devemos cuidar de nossos profissionais para alcançarmos excelência operacional", afirmou.

O Comandante ressaltou, ainda, que a saúde física e mental dos militares desempenha um papel vital na prontidão operacional, exaltando, inclusive, a importância de ações alusivas ao “Setembro Amarelo”. Assim, anunciou investimentos em programas de bem-estar e cuidados de saúde, visando garantir que todos os membros da FAB tenham acesso a serviços médicos de alta qualidade.

No encerramento do evento, o Comandante expressou sua confiança de que as discussões e estratégias delineadas durante o encontro levarão a melhorias significativas na Força Aérea Brasileira, permitindo que ela continue a desempenhar um papel fundamental na defesa do país e na prestação de serviços de qualidade à nação.

Termo de Compromisso Hospital/ OSA Padrão

Como forma de evidenciar a preocupação com a saúde de todos os militares da Força Aérea, as Unidades da Saúde encontram-se sempre em constante evolução e, neste anos, passam por reformas estruturais e técnicas, com o recebimento de novos equipamentos e a ampliação de setores.

Assim, ainda no encerramento do Encontro de Gestores, aconteceu a assinatura do Termo de Compromisso Hospital/ OSA Padrão pelo Comandante da FAB, pelo Comandante do COMGEP e pelo Comandante da DIRSA, que tem como objetivo nortear o processo de melhoria contínua, com ênfase em infraestrutura de processos, de modo a proporcionar a excelência na prestação de serviços de saúde no âmbito do Sistema de Saúde da Aeronáutica.  

Confira aqui o vídeo da matéria.

Fotos: Sargento Müller Marin/ CECOMSAER
Vídeo: Sargento Lucas Nunes/ CECOMSAER